Arquivo para conferência
Decreto Imperial nº 5898, de 18 de novembro de 1874 foi criada a Capitania do Porto da Capital e nomeado o Capitão de Mar e Guerra Nuno Alves Pereira de Mello Cardozo que, prostando juramento a 5 de janeiro entrou em atividade a 13 de fevereiro.
Diz o presidente da província, sobre a repartição criada,
“O estabelecimento desta repartição era uma necessidade, por cuja satisfação ___ e que não podia ser adiada por mais tempo…” ( ) 16 de março de 1875 – Dr. Domingos Monteiro Peixoto.
Sem instalações definitivas, iniciou o funcionamento na casa do próprio chefe da repartição, até 8 de abril de 1875, quando mudou-se.
O 1º Secretário da repartição foi Manoel Nery da Fonseca que, não aceitando o cargo, foi substituído por Leopoldo Nery da Fonseca. Nino foi ainda 1º Vice-Presidente da Província, apresentando Relatório a ALP em 29 de março de 1875, e antes já havia exercido o cargo, recebendo a 16 de março de 1875 de Domingos Monteiro Peixoto. Relatório curtíssimo. Transmitiu o cargo em 7 de julho de 1875 ao Dr. Antônio dos Passos de Miranda, com Relatório mais detalhado.
Foi de quem demitiu, a bem do serviço do serviço público, o Promotor Bento de Figueredo Tenreiro Aranha, da Vila de Barcelos porque detivera e usara a seu serviço, praças do 3º Batalhão de Artilharia a Pé que vinham de Cucuí para Manaus, a serviço.
A instalação da Capitania foi aprovada por Aviso da Marinha, de 22 de março de 1875, com quadro reduzido de pessoal e ele, na condição de Presidente, solicitou ao Ministro, ampliação. O ofício do Capitão do Porto era de 15 de março de 1875.
Era Presidente quando da solenidade de benção dos Sinos da Catedral, a 29 de junho de 1875.
A seu respeito, disse o Presidente Passos de Miranda,
“cuja honradez, sisudez e distinto caráter constituem o melhor garante do bom desempenho de suas funções” (Relatório de 25 de março de 1876).
INSTALADA A 13 DE FEVEREIRO DE 1875
O quadro era: (1875) o Capitão, 1 Secretário, 1 Oficial de diligências, 1 patrão, 6 remadores, considerado insuficiente. Com 2 escolevi, sendo 1 de 6 e outro de 4 remos; além de reclamadas melhorias no port.
O regulamento que regia o órgão, era o do Decreto 447, de 19 de maio de 1846, e Decreto 5585, de 11 de abril de 1874.
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