Médico.
Nasceu em Manaus, Amazonas, em 5 de janeiro de 1860, filho de Francisco Antônio Monteiro Tapajós e irmão de Torquato Tapajós.
Médico, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde foi delegado de Polícia no governo de Floriano Peixoto.
Estudou em Manaus e em Belém do Pará, formado em humanidades, seguindo para o Rio de Janeiro, para estudar na Academia de Medicina em cuja cidade também trabalhou no Hospital Nacional de Alienados D. Pedro II, defendendo a tese “Psiquiatria”,
Foi Professor de Biologia e cientista, mas se notabilizou como filosofo, merecendo atenções de Silvio Rmero e seu grupo de estudos.
Foi delegado de Polícia, do Distrito da Lapa, no Rio de Janeiro, diretor da Casa de Saúde Doutor Eyras. Depois disso foi a Europa, voltou ao Brasil em pouco tempo passou pelo Rio e São Paulo, Itatiaia e São Miguel do Paraíso .
Escreveu: Da psico-fisiologia da percepção e das representações, tese, 1890; A verdade, 1894,que foi objeto de cometãrio largo de de Sílvio Romero, no Jornal do Comercio, Rio de Janeiro, a partir de 30 de março de 1894.
Faleceu aos 52 anos de idade, no dia 3 de dezembro de 1912.
« Back to Glossary Index