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Em 1912 a Amazon River Steam Navigation Cg, substituto da The Amazon Steans Lip Navigation cy Ltda. (1871) conforme contrato de 31.08, dirigida pelo pensilvânio Percival Faquar, o mesmo da Estrada da F. Madeira Mamoré, sairia de Manaus para o Madeira, dentre as 6 linhas que faria, mensalmente, chegaria de Humaitá e mais acima, ao todo com 1340 milhas de percurso de Belém a Sto Antonio, também mensal, com 3.075 milhas.
Loreniro, Cuire, fls. (31/132), com navios de 200 toneladas, 60 beliches, 200 por pessoa, com 10 milhas /hora de velocidade.
Além desta atuaram: B. Levi e Cia, foi recebido por Pio XII – João XXIII.
Robério Braga
Amazonense de Manaus. Historiador. Bacharel em Direito, especializado em Direito Agrário, pós-graduado em Administração de Política Cultural e Mestre em Direito Ambiental. Professor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas. Ex-presidente da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Ex-Secretário de Estado de Cultura, desde 1997 até 2017 e atual Presidente da Academia Amazonense de Letras.