Faarmacêutico.
Natural de Fortaleza, Ceará., em 4 de maio de 1866. Filho primogênito do Farmacêutico Carlos Guilherme Gordon Studart e Maria Pereira Studart, Faleceu em 1969, com 82 anos.
Estudou na Europa mas formou como farmacêutico na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1907.
Em Manaus, em 1911, foi Preparador de Química Inorgânica, do curso de Farmacêutico da Universidade Livre de Manáos. Foi, ainda, secretário da Diretoria do Serviço Sanitário do Estado, exonerado por Jonathas Pedrosa.
Formou-se em Direito em Manaus, em 1914, na primeira turma da Faculde de Ciências Juridicas e Sociais da Universidade Livre de Manáos. Participou da fundação do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, atuou na Farmácia Studart, editava o Boletim Demográfico Sanitário do Estado, foi juiz municipal em Tefé, prmotor de Justiça e Curador de Massas Falidas, em Manaus.
Retornando a Fortaleza,a foi prfoessor do Colégio Militar do Ceará. Em 1931, mudou residencia para o Rio de Janeiro, fundando o Laboratório Leite de Colônia, em cuja cidade ingressou na Faculdade de medicina, formando-se médico em 1939, e estabeleceu a firma Studart & Cia., e foi homenageado com o diploma de Mérito Farmacêutico, em 1948, pela VI Convenção Brasileira de Farmacêuticos, realizada em Belo Horizonte.
Justo reafirmar que o Leite de Colônia foi criado em Manaus, em 1921, pelo farmacêutico Carlos Guilherme Gordon Studart, nascido em Fortaleza, no ano de 1862, sexto filho de um imigrante inglês, e pai de Arthur Pereira Studart.
Casou com a sua prima, Leonisia da Cunha Studart, filha de Guilherme Studart, e teve os filhos: Luzia Maria, Nísea, Carlos Guilherme.
Arthur Pereira Studart (238) 3º v.
« Back to Glossary Index