Jornalista, político, escritor.
Nasceu no Maranhão, em São Luiz, a 3 de fevereiro de 1875, filho de Belmiro Paes de Azevedo e Francisca Rosa de Brito. Faleceu no Rio, 29 de abril de 1957.
Foi Diretor da Biblioteca, fundou A Gazeta Postal em Belém e o Rio Negro, O Globo e a Folha do Amazonas e colaborou no JC do Rio de Janeiro. Diretor dos Correios em Juiz de Fora (MG) e São Paulo e fundou ainda a Revista “Aspectos”. Era membro da Academia Amazonense de Letras, Associação Brasileira de Imprensa, Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro; Instituto Geográfico do Espírito Santo.
Morou na Siqueira Campos, n. 29 – Rio de Janeiro.
Funcionário público, foi Secretário do Governo, Secretário de Estado, Diretor da Biblioteca Pública e Deputado Estadual no Amazonas, onde viveu boa parte de sua vida.
Romancista, cronista, contista, teatrólogo e jornalista. Era sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e efetivo da Academia Amazonense de Letras da qual foi um dos fundadores; membro do Instituto de Coimbra, do P.E.N. Club do Brasil e da Federação das Academias de Letras do Brasil. Na Academia Maranhense de Letras, de que foi primeiro sócio correspondente, fundou a Cadeira nº 35, sob o patrocínio de César Marques.
De sua influência na política e no jornalismo de Manaus, contam-se vários episodios, e sua obra tm impressionado, bastante, o pensador e escritor Newton Sabbá Guimarães, da Academia Amazonense de Letras , que costuma comentar com o autor sobre Raul, reconhecendo a sua versatilidade.
Biografias mais detalhada pode ser vista em obra do autor, titulada de “Fundadores da Academia Amazonense de Letras”.
Suas obras:
– Na Rua;
– Homens e Livros;
– Doutor Renato;
– No Amazonas;
– Tríplice Aliança;
– Vida Elegante;
– Amores de Gente Nova;
– A Alma Inquieta das Mulheres;
– Roseiral;
– Hora do Sol;
– Aquela Mulher;
– Vida dos Outros;
– Vida e morte de Stefan Zweig;
– Terras e Homens. (1961).
« Back to Glossary Index