Advogado, político.
Nasceu em Fortaleza, em 1 de setembro de 1864. Filho de Joaquim Nogueira de Holanda Lima e Mariana de Menezes Nogueira. Faeleceu em
Estudou no Ceará e formou-se em Direito na Faculdade do Recife.
No Amazonas foi Secretário Geral do Estado, uma espécie de vice-governador da época. Foi procurador-chefe do Ministerio Publico Federal, no periodo de março e 1910 a setembro de 1912.
Trabalhou na Secretaria de Governo do Ceará. Após concluir o ensino superior, em Recife, abriu escritório de advocacia em Quixadá (CE). No início dos anos 1900, mudou-se para Manaus e foi convidado pelo então governador do Amazonas, Silvério Nery, para exercer o cargo de secretário-geral do Estado, no qual permaneceu até o ano de 1904, quando findou o mandato de Nery. Durante esse período, ainda fez parte da diretoria do Banco Amazonense, na condição de fiscal do governo, e exerceu o cargo de coronel do Comando Superior da Guarda Nacional do Estado, na qualidade de chefe do Estado-maior. Em agosto de 1905, foi nomeado 3º suplente do juízo da comarca do território do Acre. Ainda foi deputado estadual pelo Amazonas entre os anos de 1907 e 1909.
Na década de 1910, atuou como correspondente do Jornal do Brazil, do Rio de Janeiro, e também como advogado da Manaós Improvements, concessionária inglesa dos serviços de água e esgoto na capital amazonense. No mesmo ano, assumiu o cargo de procurador da República no Amazonas. Posteriormente, viajou para o Rio de Janeiro para atuar no jurisconsultório Clóvis Beviláqua, mas não chegou a trabalhar no local por conta de uma enfermidade. Faleceu na cidade de Lausanne (Suíça), no dia 28 de abril de 1914, aos 50 anos.
Casou-se com Maria Corlete Pinheiro Nogueira.
Faleceu na Suíça, em 28 de abril de 1914.
« Back to Glossary Index