Industrial e comerciante.
Nasceu em Manaus, em 10 de fevereiro de 1924, filho de Salomão Benarrós Israel e Carlota Sabbá Israel, casado com Cynthia P. Israel.
Sócio da importante firma I. B. Sabbá, foi Diretor da COPAM. Membro da Associação Comercial do Amazonas e Associação de Serrarias do Amazonas, Presidente do Sindicato da Indústria de Borracha. Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Conselheiro do Asilo de Mendicidade de Manaus, depois fundação Dr. Thomaz, para a qual doou um pavilhão de habitação para idosos.
Doador das terras onde foram construídos, em Itacoatiara, os prédios escolares da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas.
Atuou fortemente na Federação da Indústria do Estado do Amazonas – FIEAM, inclusive na organização e funcionamento do Instituto Euvaldo Lodi, de preparação de mão de obra e empregabilidade, por meio de programas de estágio remunerado.
Grande incentivador das letras e das artes, foi um dos colaboradores mais significativos do trabalho que o autor desenvolveu na Secretaria de Estado de Cultura, notadamente em relação a Orquestra Amazonas Filarmônica, inclusive na diretoria da Associação de Amigos da Cultura.
Morou na rua Teresina, 1957. (1961).
« Back to Glossary Index