Advogado.
Nasceu em Manaus, Amazonas em 24 de setembro de 1912. Filho de Antonio Faustino Lopes e Lídia Couto Lopes.
Estudou as primeiras letras na escola D Libania Ferreira e em seguida no Grupo Escolar barão do Rio Branco, passando depois para o Colégio Dom, Bosco de Manaus e o Ginásio Pernambucano em Recife.
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Amazonas em 21 de novembro de 1936. Foi secretário da faculdade de Direito, advogado no fórum de Manaus, Procurador Fiscal do Estado, Presidente do Conselho Penitenciário do Estado, Chefe da Casa Civil do Interventor Federal, em duas ocasiões, Secretário do Conselho Administrativo do Estado, membro do Conselho regional de Transito do Amazonas, Censor da Imprensa, Cinema e Divulgação, membro da Comissão de Estudos dos limites entre o Amazonas e o Pará, Secretário de Estado da Educação e Cultura, Secretário de Estado da Fazenda, Secretário de Imprensa e Divulgação, Procurador Geral da Justiça, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.
Membro da Associação Amazonense de Imprensa, fundador e Presidente, por duas vezes, do Lions Clube de Manaus Centro, Governador do Distrito L-1 do Lions Internacional, chefe do setor jurídico do Banco do Estado do Amazonas.
Recebeu a medalha de Amigo da Marinha(1960), do Sesquicentenário do Imperador D Pedro II (1975), Movimento Brasileiro de Alfabetização(1973), e foi diplomado sócio Honorário do Luso Sporting Club, da Associação dos Servidores do Amazonas e do Touring Club.
Casou-se com a sra Creusa Góis do Couto Lopes
Faleceu em Manaus.
« Back to Glossary Index