Advogado, magistrado, político.
Nasceu em Manaus a 25 de dezembro de 1909, filho de Armando Cruz Barbuda e Thereza Machado Barbuda, foi casado com Ignêz Franco de Sá Barbuda e teve como filhos, Neila Rita, Almir, Iêsa e Luiz Ricardo. Faleceu no Rio de Janeiro em 3 de dezembro de 1983.
Estudu no Ginasio Amazonense Pedro II e na Faculdade de Direito do Amazonas na qual formou em Manaus, em 1930. Foi Juiz Municipal em Benjamin Constant, Juiz de Direito em Manacapuru e Promotor de Justiça na capital amazonense, chegando depois ao cargo de Desembargador.
Na política, foi Deputado Federal (1955/1958) pelo Partido Trabalhista Brasileiro e depois, Secretário do Estado do Interior e Justiça de 1959 à 1961, no segundo Governo do Dr. Plínio Ramos Coelho. Nomeado em 4 de agosto de 1942 (Professor de Direito Penal). em 1945 fez o concurso para Medicina Legal. Ficou até a queda de Getúlio (1945). Inscrito para catedrático de Direito Penal, em 1.º de agosto de 1938, faria o exame em 25 de agosto de 1945, mas outras regras ministeriais impediram o exame.
Após o Estado Novo tornou-se membro do diretório estadual do PSD e por esta legenda foi candidato a deputado federal pelo Amazonas em 1947, não sendo eleito por falta de quociente eleitoral.[nota 1] De volta à política, foi eleito deputado federal em 1954.[2] Derrotado ao buscar a reeleição via PST em 1958, assumiu a Secretaria do Interior e Justiça no ano seguinte, durante o primeiro governo Gilberto Mestrinho.[3][1] Em 1962 elegeu-se primeiro suplente de deputado federal na legenda do PTB e foi convocado a exercer o mandato com a nomeação de Almino Afonso para o cargo de ministro do Trabalho pelo presidente João Goulart
Tornou-se professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas e assumiu a direção da mesma em 1942. Membro da Sociedade de Criminologia do Amazonas, fez parte do Instituto de Direito Social, dirigiu o jornal O Momento e como tal ingressou na Associação Amazonense de Imprensa. Integrante da diretoria da seccional amazonense da Ordem dos Advogados do Brasil, ascendeu ao conselho federal
Afastou-se da politica após tentar eleição de deptuado ferderal pelo MDB, no periodo pos 1964.
Sua obra:
– Discursos e Conferências.
« Back to Glossary Index