Padre, professor, escritor.
Nasceu em Manaus, em 28 de novembro de 1931.
Fez seu curso primário nas escolas locais, ingressando no Seminário São José, formou-se em Teologia.
Foi ordenado Sacerdote a 31 de outubro de 1954, tendo sido o primeiro Vigário da Igreja de São Jorge, no bairro do mesmo nome. Exerceu o secretariado do Arcebispo Metropolitano de Manaus, foi o primeiro Vigário da Igreja do bairro da Redenção.
Além de Sacerdote foi poeta, jornalista, radialista e professor.
No magistério foi Professor do Instituto de Educação do Amazonas; do Instituto Christus do Amazonas, da Faculdade de Filosofia da Universidade federal do Amazonas, da qual foi Diretor.
Foi professor do autor, na quarta série ginasial do Instituto Christus do Amazonas, à época sob a direção do professor Origenes Angelitino Martins, em cujas aulas deixava os alunos impressionados com a erudição e didática aplicada.
Pertenceu ao Conselho Universitário da UA e ao Conselho Estadual de Educação do Amazonas.
Foi colaborador de vários periódicos da imprensa amazonense como “O Jornal”, “Jornal do Comércio” e “A Crítica”, e neste último manteve a coluna “Rondando os Fatos”. Na década de 1970, em Manaus, abriu campanha pela imrensa contra o uso obrigatório de paletó para ingresso no Teatro Amazonas, obrigando o governo, via Fundação Cultural, a extinguir tal obrigatoriedade, o que o autor cnta em artigo no jornal A Crtica, em data recente (2025).
Foi colaborador da Rádio Rio Mar, produzindo diariamente o seu editorial “A voz do Povo”.
Pertenceu ao grupo empreendedor do Clube da Madrugada.
Publicou as seguintes obras: “Aparição do Clown”, poesia, 1958; “Linha d`Água” e “Os Graus do Poético” e depois “Clown e Outros poemas”.
Há trabalhos publicados sobre sua vida e obra, destacando-se os de Roberto Mendonça.
« Back to Glossary Index