Professor, advogado, magistrado
Nasceu no Pará, em 23 de maio de 1920, e faleceu em Manaus, em 16 de utubro de 1968. Filho do desembargador Augusto Rangel de Borborema e Helena Carvalho Telles de Borborema. Casou-se com Maria Eneida Antony de Borborema, tendo os filhos: Yara de Lys, Cynthia, Sérgio Augusto e Eduardo José.
Estudou no Colégio Progresso Paraense, e fez o pre-jurídico no Ginásio Paes de Carvalho, iniciando a Faculdade de Direito no Pará.
Foi inspetor do ensino, por concurso público, para o Ginásio Amazonense Pedro II, e chegou a Manaus em julho de 1943, ano em que concluiu a formação na Faculdade de Direito do Amazonas. Foi Inspetor no Colégio Dom Bosco e na Faculdade de Direito.
Foi consultor jurídico do Departamento de Obras, Terras e Viação e da Companhia de Estradas e Rodagem- CERA, e chefe de Polícia, em Manaus (1947-1950)
Em 1950 foi nomeado para professor da Faculdade de Direito, em 1953 fez concurso, sendo aprovado para o magistério superior, ano em que também foi aprovado para o cargo de juiz do Trabalho, no Pará. Foi chefe de gabinete do governador (1959), juiz eleitoral , como advogado (1963), vice-reitor e reitor em exercicio da Universidade do Amazonas (1964), procurador geral do Estado (1964), desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Foi presidente do Instituto dos Advogados do Amazonas. Participou do I Congresso Internacional de Direito Social, do VI Congresso Juridico Nacioal, da II Conferência dos Desembargadores, do I Encontro de Reitores Alemães e Brasileiros, na Universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Foi homenageado com as medalhas Eulálio Chaves, da Universidade do Pará, Mérito Universitário – ouro – Universidade de Santa Maria , Mérito à Magistratura do Brasil “José Albano Fragoso”, da 3a. Conferência dos Desembargadores da Guanabara.
« Back to Glossary Index