Militar.
1784. Rio Negro.
Filho de Severiano Euzébio de Mattos e Joana Wilkens, filha de Henrique João Wilkens,.Tenente de engenheiros da Comissão de Demarcação de limites de 1780.
Nasceu João Henrique de Mattos, irmão dentre outros, do Cônego Raimundo Severiano de Mattos.
Foi Comendador da Ordem de São Bento de Aviz, Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro, tenente-coronel do 5.º Corpo de Artilharia de 1.º linha do Pará em 1838.
Integrou o governo provisório do Pará, por eleição a 15 de agosto de 1823.
Comandante Militar da capitania do Rio Negro, assumiu o lugar em janeiro de 1847, na condição de coronel reformado. O ilustre militar, filho da antiga aldeia de Mariuá, atual cidade de Barcelos, no rio Negro, era formado pela Escola Militar do Rio de Janeiro, de onde saiu como 2º Tenente. distinguiu-se brilhante na carreira que abraçou. Serviu em diversos cargos importantes no Pará, Venezuela e Guiana Inglesa. Desgostoso por questões políticas que agitavam o Amazonas naquela época, solicitou reforma, obtendo-a no posto de Tenente-Coronel. Esteve presente à solenidade de instalação da Província do Amazonas, a 1º de Janeiro de 1852. Faleceu quando viajava subindo o rio Negro em canoa, pouco acima do Forte de São Gabriel a 8 de agosto de 1857.
Casou-se com Joana Gualberta de Mattos, sendo pai de João Severiano, Madalena de Mattos Pontes, Maria de Mattos Pontes, Luiza de Mattos e Joana Wilkens de Mattos que casou-se com o primo, barão de Mariuá – João Wilkens de Mattos. Comandante Militar da Comarca em 1847.
Faleceu em Cucuí a 8 de agosto de 1857.
« Back to Glossary Index