Professor.
Nasceu em Colônia, na Alemanha, em 1850.
Foi vice-diretor da Escola Universitária de Manaus, da qual foi um dos fundadores, onde também foi lente de Grego, Arquitetura e Higiene.
Estudou em Bonn, formando-se na afamada Universidade de Cologne. Tomou parte na guerra franco-prussiana e, em seguida, em vários trabalhos de triangulação na Alemanha.
Chegou ao Amazonas em 1878, onde fez estudos para a estrada de ferro Madeira-Mamoré, indo em seguida residir no Pará, onde ficou até 1885. Durante este período, foi diretor da da qual Colônia Benevides; retornou a Manaus em 1885 e, em 1898, fez uma exploração no Rio Tefé, em uma distância de 600 milhas.
Em Manaus, além da construção de edifícios, se ocupou na manufatura de cimento e material de construção, tendo obtido uma medalha de ouro na Exposição de São Luiz, em 1904.
Brasileiro, naturalizado, Engenheiro Civil pela Universidade de Berlim. 1908 – 22 de Novembro, Professor ordinário de Arquitetura, Higiene dos edifícios, Saneamento das cidades, da Faculdade de Engenharia e de Inglês e Alemão, da Faculdade Militar. 1909 – 12 de Fevereiro, membro da Comissão de Redação dos Estatutos. – 6 de Novembro, membro da Comissão de Contas. – 13 de Novembro, Professor ordinário de Alemão, da Faculdade de Ciências e Letras. 1910 – Fevereiro, eleito vice-diretor Geral da Universidade de Manáos. – 2 de Março, licenciado. 1911/1912 – examina Latim e Alemão na Faculdade de Ciências e Letras.
« Back to Glossary Index