Médico, político, professor.
Nasceu em São Luiz do Maranhão, em 7 de maio de 1880 onde faleceu em 9 de janeiro de 1952. Filho de Carlos Augusto Franco de Sá e Maria Raymunda Franco de Sá.
Estudou na terra de nascimento e depois se formou em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, com tese sobre a moléstia do sono e de retornou São Luiz, clinicou por algum tempo. Casou-se com Apolônia Rocha Franco de Sá.
Atuou em Manaus, inclusive na Universidade de Manaus. Em 1910 – 4 de agosto, substituto de Farmácia. – 17 de novembro, Professor interino de Farmacologia e Matéria Médica, de que foi examinador.
Ingressou na política em 1913, na sucessão de Jorge de Moraes, também médico, e foi eleito prefeito de Manaus, disputando com Jeronymo Ribeiro. Exerceu o mandato em plena Primeira Grande Guerra Mundial e ficou sem condições de manter a Escola de Comércio de Manaus, criada por Agnello Bittencourt, razão pela qual procurou apoio de governadores de outros estados, sendo socorrido pelo governador Solon de Lucena, da Paraíba, razão pela ual a Escola adotou esse nome.
Retornou a São Luiz em 1927 e foi prefeito de São Luiz, afastado quando da revolução de 1930.
.
« Back to Glossary Index