Professor.
Nasceu no Amazonas.
Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife.
Atuou em Manaus, inclusive na Universidade de Manaus. Em 1910 – 30 de julho, Professor extraordinário de Direito Comercial. 1912 – 18, 21, 22 de março e 16 de abril, fez parte das bancas examinadoras de Ciências e Letras, lecionou interinamente a cadeira de Direito Público e Constitucional (Lei Epitácio e Rivadavia). – 25 de julho, licenciado. 1913 – Designado para examinar Direito Comercial e Direito Público e Constitucional. 1914 – Leciona, em substituição, Direito Comercial (Lei Epitácio).
Segundo registro de José Ribamar Bessa Freyre, Sympson nasceu em 1840 em Manaus e dominava a língua geral. Foi estuante em Belém, onde cursou o Seminário entre 1851 e 1863 (Bessa Freire 2004: 14).
Foi negociante e explorador em contato direto e proximo com indígenas da região, conehcendo e se aprofundando no Nheengatu.
Na política, foi deputado provincial pelo grupo do partido conservador, em 1876,
Integrou o grupo e 111 homens que de fundação do IGHA – Instituto Geográfico e Historico do Amazonas. Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia
Sua Gramática de lingua nacional, editada e reeditada, mereceu uma reedição coordenada pelo autor, que também fez uma introdução biográfica, registrando que um exemplar especial da primeira edição foi oferecido e entregue pr Sympsom ao Imperador D. Pedro II, em Belém, no Pará, em 1877.
.
Falecido em setembro de 1892, na capital amazonense, em 1899 foi homenageado com medalha de ouro da Argentina, por sua atuação na Guerra do Paraguai.
Registro do Estado indicam que Thereza Bentes Sympson e seus filhos Anna, Roza, Paulo e Manuel, foi pensionistas estaduais a conta do servidor Pedro Luiz Sympson (1902). A missa de falecimento foi celebrada na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Manaus, cujo convte pela imprena foi assinado por Tereza Sympson, Pedro L. Sympson, Eugênio Luiz Sympson, Tereza J. Sympson, C Luiz Sympson, sua viúva e filhos, na edição do jornal “Amazonas”, de 30 de seembro de 1892. Outra missa foi celebrada na igreja dos Remedios, manda rezar por vários amigos, conforme se vê do jornal “Amazonas”, em 1 de outubro de 1892.
« Back to Glossary Index