Professor, advogado.
Nasceu em Terezina, Piauí, em 19 de agosto de 1882, filho de Simplício Coelho de Rezende e Cândida Ninpha de Mello Rezende. Genitor de Lúcio, Jorge e Elza.
Formou-se em Direito pela Faculdade do Recife em 1907.
Foi Professor Catedrático de Direito Civil e em 1955 era Professor Emérito da Faculdade do Amazonas.
Iniciou os estudos no Recife, São Luís e Pará, mas concluiu no Ginásio Amazonense Pedro II, em Manaus, seguindo para Recife onde fez Direito, na mesma escola onde estudou seu pai. Falava francês, inglês, espanhol, italiano e alemão.
Foi Consultor Jurídico da Junta Comercial do Estado do Amazonas e do Banco do Brasil em Manaus, aposentando-se pela Junta Comercial.
Foi Deputado Estadual em três legislaturas seguidas, até 1930. Trabalhou pela equiparação da Faculdade de Direito do Amazonas ao lado de Aristides Rocha.
Foi Professor Emérito, eleito pela Congregação em sessão de 11 de agosto de 1955. Aposentado como professor, permaneceu como diretor até janeiro de 1957, quando se afastou do cargo. Sobre ele, escreveu Aderson: – Análio de Mello Rezende: sua vida, sua obra, In Rev. FDUA, 2.ª fase, n.º 4, ano IV, Mao, 1957.
Estudo biografico alentado foi publicado por Aderson de Menezes, titulado Analio de Rezende, sua vida, sua obra, de 1956.
Faleceu em Manaus a 25 de julho de 1956.
« Back to Glossary Index