Ao ser instalada a Província do Amazonas, em 1.º de janeiro de 1852, a força militar existente era composta por vários corpos e organizações.
O Comando Geral Militar da Região compreendida como Provincia do Amazonas foi criado pela Portaria de 5 de julho de 1837, comprendendo todo o território, com 22 comandos parciais. O comando foi exercido por Albino dos Santos Pereira , depois nomeado comandante do Corpo de Artilharia de Mato Grosso. A Companhia Provisória de Caçdores da 1a. Linha que, na forma de Aviso de 30 de setembro de 1851 foi criada na Provincia do Amazonas tinha 84 praças, incoporando os militares que serviam no 12 º Batalhão de Cacçadores, entao existente, como força local. Existia, ainda, o 3.º Batalhão de Artilharia a pé, com 39 praças, aquele tempo prestando serviço nas Alagoas, e a Guarda Policial, criada pelas Instruçoes de 4 de abril de 1837, para substituir a Guarda Nacional dissolvida quando da rebeliao de 1835, composta com 2 batalhões com 1.339 praças no total.
Ainda existiam, mas em franca decadência, as Companhias de Trabalhadores instituidas pela Lei de 25 de abril de 1838 e regidas pelas Instruções de 8 de agosto do mesmo ano.
« Back to Glossary Index