Foi vice-presidente do diretorio academico da Faculdade de Direito do Amazonas, em 1944,
na capoanha de 1951-55, o partido Trabalkhista Brasleiro esteve alido com o PSP. Projeto ETA/54 – do Insto. A gronomico do Norte com funcionamento do Gov. do Amazonas 10 – rio Urubu, plantação de 500.000 árvores de borracha.
1.000 cabeças de reses para Humaitá.
Redução de impostos sobre as madeiras, de 7,5% para 4% para incentivo ao setor.
Do imposto sobre a juta tecida, em 50% aumentando empregos no setor.
Apoio a Alimentamazon e Papel Amazonas.
Inauguração da Olaria do Estado.
Entendimentos oficiais para a organização da CEM e funcionamento em 1961.
Aquisição de Usina de Emergência (fabricada na Dinamarca).
Solução do problema da água, afastando o SESP e fazendo mais de 7 km de rede nova.
SESAu
23 postos de saúde (interior) eram ao todo 49.
23.000 vacinações
Visitação ao interior – 75 com 40.000 atendimentos (29.895 dentários)
Organizou o Deptº Estadual da criança, o S. Soc. de Urg.
Trouxe para Manaus o Samdu – Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência.
Compra de cano-hospital (gab. dentário, sala de cirurgia, raio x)
Distribuição de 17 toneladas semente de arroz compra de 4 usinas de beneficiamento criação da carteira de credito agrícola do BEA.
Reforma da “Lei de Terras”
Distribuição de 119.250 as sementes da juta no interior.
1ª experiências de café e pimenta do reino. Para a borracha – programa de melhoria de preço, desoneração da carga tributária, financiamento da hevecultura.
Quando da revolução de 1964, com,o governador, foi agastado do cargo, teve os direitos políticos supensos e seu mandato cassado, sendo preso a seguir, inicialmente em prisão domiciliar, de onde fugiu em 4 de agosto de 1964.
Nessa condição, coube ao vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fracnsico Cavacalnte, passar o cargo de goernador ao novo governador eleito, mediante indicação do governo revolucionário, o professor Arthur Cezar Ferreira, visto que o então presidente da Assembleia e vice-governador natural, deputado Andremon d´Amzonas Monteiro, estava de licença para tratamento de saude. Essa transmissão de cargo deu-se a 27 de junho de 1964, ao mesmo tempo em que, no governo do pará, entrava em exercicio o governador Jarbas Gonçalves passarinho.
Mesmo esxcondido, deppis da prisão domiciliar, Plinio concedeu entrevista ao Jornal do Brasil, diretamente para José Gonçalveds Fontes afirmanado que “estva imnocente e não compreendia a perseguição”, e segundo o jornalista, Plinio “cerou o encontro de garantias que fazem lembrar os maiores autores de ficção policial, tais e tantos pos ponto de referenecia assinalados para nao despertar as autoridades do Exercito e da Policia”.na ocasião, afirmou ” um sótrapa das selvas, fechou de uma tacada a Assembleia e o Tribunal de Justiça”. instalou no Amazonas o poder pessoal autocrático”.
« Back to Glossary Index